-
Arquitetos: Design Kacheri
- Área: 5800 ft²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shamanth Patil J
-
Fabricantes: Domal, Kohler, The White Teak Company
Descrição enviada pela equipe de projeto. Siri é um verdadeiro refúgio tropical, afastado da agitação da cidade tecnológica de Bengaluru. Situado nas colinas de Karishma e com uma bela paisagem nas margens da floresta de Turahalli, o local é simplesmente perfeito, com suas majestosas árvores de teca, manga e coco. Essas árvores e a suave topografia do terreno foram o ponto de partida ideal para o projeto da casa, que foi concebido para se integrar de forma harmoniosa à paisagem natural, respeitando, realçando e celebrando a vegetação existente, enquanto oferece um ambiente luxuoso e sustentável. A posição da estrutura foi cuidadosamente planejada para aproveitar ao máximo a luz natural e a ventilação, ao mesmo tempo em que minimiza qualquer impacto sobre as árvores já presentes.
O planejamento seguiu uma abordagem introvertida, com os espaços construídos posicionados na parte frontal do terreno, enquanto o amplo jardim, o ponto focal, e a piscina infinita foram colocados na parte de trás. O design de plano aberto, baseado nos princípios do Vastu, assegura uma transição suave entre as áreas de estar, jantar e cozinha; a entrada é marcada por uma série de degraus flutuantes que seguem o contorno natural do terreno, terminando em uma plataforma ao lado de um lago de nenúfares. Ao longo desses degraus e do alpendre de entrada paisagístico, estão os coqueiros existentes.
As áreas formais e informais da casa são visualmente conectadas, mas claramente separadas e posicionadas nas extremidades opostas de um corredor central, onde também está localizada a sala de puja. As áreas de serviço estão discretamente organizadas. Grandes portas de vidro deslizantes e janelas maximizam a entrada de luz natural e oferecem vistas deslumbrantes do jardim e da piscina. Varandas, decks e terraços generosos expandem as áreas de convivência para o exterior, proporcionando espaço suficiente para relaxamento e entretenimento. Uma mangueira existente e baixa é o local perfeito para assentos "katte" no deck adjacente à área da família e da sala de jantar. Os princípios de design biofílico promovem uma conexão mais profunda com a natureza, incorporando luz natural, ventilação e vistas para o verde. Os jardins tropicais exuberantes que cercam a casa criam uma atmosfera de privacidade e tranquilidade.
A casa é uma combinação de diferentes tipos de pedras indianas. As paredes feitas de pedra "Sira", dispostas em padrões aleatórios de entulho, proporcionam um cenário perfeito para as árvores existentes tanto na entrada quanto no quintal da casa. Esta pedra é utilizada para conectar a casa, estendendo-se até mesmo para dentro da área de pé-direito duplo e nos espaços do quarto principal. Além disso, ela ajuda a ocultar as áreas de serviço e o chuveiro aberto da piscina. Para os pisos e revestimentos das paredes, são utilizadas pedras como Kota polido e áspero, Kadappa e granito preto. Os acabamentos também incluem madeira de teca polida, aço corten e paredes de tijolos expostos. O restante da casa mantém um estilo simples e sóbrio, com as peças de arte fornecendo os destaques necessários, incluindo uma grande mandala desenhada à mão, inspirada na natureza.
No lado oeste da casa, varandas cobertas por venezianas fornecem sombreamento e segurança. A ventilação cruzada recebeu atenção especial, com a área da escada projetada como um respiradouro, incorporando janelas ocultas que promovem tanto a ventilação cruzada quanto a liberação de ar quente pelo efeito chaminé. Ao integrar as árvores existentes ao design, este projeto arquitetônico cria um ambiente de vida verdadeiramente único e sustentável. Ele celebra a beleza natural da paisagem de Bangalore, oferecendo ao mesmo tempo uma casa luxuosa e confortável para seus residentes.